
TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO
T.O.C.
As características essenciais do TOC são a presença de obsessões, compulsões ou ambas.
Obsessões são definidas por:
Pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que, são experimentados como intrusivos e indesejados e que na maioria dos indivíduos, causam acentuada ansiedade ou sofrimento. O indivíduo tenta ignorar ou suprimir tais pensamentos, impulsos ou imagens ou neutralizá-las com algum outro pensamento ou ação.
Exemplo: contaminação, imagens de cenas violentas entre outras.
Compulsões são definidas por:
Comportamentos repetitivos ou atos mentais o qual o indivíduo se sente compelido a executar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que devem ser rigidamente aplicadas. Esses comportamentos visam prevenir ou reduzir a ansiedade ou o sofrimento e não tem uma conexão realista com o que visam neutralizar ou evitar ou são claramente excessivos.
Exemplo: lavar as mãos, organizar, verificar, orar, contar, repetir palavras em silêncio, entre outros.
A maioria das pessoas com TOC tem obsessões e compulsões que tomam muito tempo, por exemplo lavar as mãos por mais de uma hora por dia. O início geralmente é gradual comprometendo cada vez mais a vida da pessoa com o passar do tempo.
Tratamento:
O tratamento mais indicado para o TOC é a Terapia Cognitivo Comportamental aliada a medicação. São realizadas sessões de psicoterapia semanalmente com a duração de 50 minutos cada.