TRANSTORNO BIPOLAR.jpg
TRANSTORNO BIPOLAR

Bipolar é um transtorno mental caracterizado pela alternância entre períodos de depressão e períodos de mania ou hipomania.

Durante o período de mania a pessoa comporta-se ou sente-se exageradamente enérgica, contente ou irritável. Na crise geralmente realizam decisões irrefletidas ou sem noção das consequências. A necessidade de sono tente a ser menor.

Durante as fases depressivas a pessoa pode chorar, encarar a vida de forma negativa e evitar o contato ocular com outras pessoas. O risco de suicídio entre as pessoas com a doença é elevado, sendo superior a 6% no prazo de vinte anos. Entre 30 e 40% das pessoas com a condição praticam automutilação.

Estão geralmente associados à perturbação bipolar outros problemas mentais, como perturbação de ansiedade e perturbação por abuso de substâncias.

Tratamento:

É realizado através da combinação de psicoterapia e tratamento medicamentoso.

As sessões de terapia são realizadas semanalmente e tem duração de 50 minutos. A abordagem Cognitivo Comportamental é bastante utilizada para os transtornos bipolares. Para o tratamento medicamentoso, são comuns os estabilizadores de humor.