TRANSTORNO PERSONALIDADE.jpg
TRANSTORNO DE PERSONALIDADE

Borderline

 

Borderline é o nome que se dá a um transtorno de personalidade que tem como característica essencial um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem, de afetos e de impulsividade acentuada que surge no começo da vida adulta e que está presente em vários contextos. Podem apresentar:

  1.  Esforços desesperados para evitar abandono real ou imaginário.

  2. Um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos caracterizado pela alternância entre extremos de ideação e desvalorização

  3.  Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo.

  4.  Impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente destrutivas. Exemplo: gastos, sexo, abuso de substância, direção irresponsável, compulsão alimentar.

  5. Recorrência de comportamentos, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento automutilante.

  6. Instabilidade afetiva devida a uma acentuada reatividade de humor. Exemplo: disforia episódica, irritabilidade ou ansiedade intensa com duração geralmente de poucas horas e apenas raramente de mais de alguns dias.

  7. Sentimentos crônicos de vazio.

  8. Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la. Exemplo: frequentes momentos de irritação, raiva constante, brigas físicas recorrentes.

Tratamento:

O tratamento é realizado por um psicólogo através de Psicoterapia Cognitivo Comportamental, com sessões semanais de 50 minutos de duração cada. Algumas vezes, dependendo do grau de comprometimento dos sintomas, é necessário o tratamento medicamentoso prescrito e acompanhado por um psiquiatra.